terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O CORPO HUMANO

2ºS ANOS, REGULAR E SUPLETIVO

Durante o mês de fevereiro começamos nossos trabalhos discutindo a organização do corpo humano, seus sistemas que trabalham de maneira integrada e que dão suporte a vida e ao ciclo vital de cada um de nós. Aproveito esse espaço para colocar um pequeno texto que poderá orientar os alunos quanto a informações preliminares sobre sistema digestório. Conceitos que eles podem ter esquecido durante a formação acadêmica deles.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Para começar não é só de pão que o Homem sobrevive, ele é importante pois é um alimento rico em energia, mas necessitamos de outros nutrientes para podermos realizar nossas múltiplas atividades rotineiras. Mas você já se perguntou qual a origem dos alimentos que nos cercam? Qual a composição química principal deles? Qual a função geral ou básica deles?
Bom, vamos tentar elucidar essas questões agora, de forma bem simples, para termos um ponto de partida e mais tarde poderemos nos aprofundar melhor no tema.
Primeiro a origem:
Os alimentos são retirados principalmente da natureza, os primatas primitivos, nossos ancestrais, conseguiam se alimentar diariamente coletando frutas, raízes e sementes que eles encontravam em seu habitat natural, os primatas, ancestrais dos hominídeos, eram vegetarianos, eles retiravam energia, vitaminas, sais minerais, ácidos nucleicos, proteínas e água somente desses alimentos. A medida que esses primatas evoluíram passaram a necessitar de mais energia e mais proteínas, coisa que os alimentos de origem vegetal já não conseguiam oferecer de maneira eficiente, desse modo passaram procurar alimentos de origem animal. Alguns cientistas acreditam que a evolução teria se acelerado a partir do momento que alimentos de origem animal passaram a fazer parte da dieta desses nossos ancestrais , pois passaram a ter mais energia e um estoque maior de proteínas. Mas tem cientistas que acreditam que é a partir do momento que alguns primatas passaram a se alimentar de outros animais e que foi possível a evolução para um hominídeo.
Agora você conhece os alimentos conhecidos como orgânicos, são aqueles que tem origem em seres do reino vegetal e do reino animal, dessa forma, quando você se alimenta de frutas, ovos, leite, seus derivados, sementes, etc, você estará se alimentando como se alimentava os nossos ancestrais.
A partir do processo de industrialização a gama de alimentos disponíveis para os humanos aumentaram, mas na prática, quase todos são de origem animal ou vegetal. Um chocolate por exemplo: é um alimento industrializado, mas ele é feito de leite (animal), cacau (vegetal), açúcares (vegetal), entre outros, mas no fim ele é quase 100% orgânico.
Alimentos inorgânicos, são a água e os sais minerais encontrados em frutas, verduras e legumes. Mas e a composição química geral deles? E a função?
Podemos dividir os alimentos em 3 grandes categorias:
a) Alimentos que possuem carboidratos, cuja função é a de fornecer energia, são eles: frutas (laranja, pera, maçã, banana, etc), sementes (arroz, feijão, ervilha, milho, etc), raízes (mandioca, beterraba, batata doce, etc), caule (batata inglesas).
b)Alimentos que possuem proteínas, cuja função é a de fornecer aminoácidos para construção do corpo ou regulação metabólica, são eles: Carnes (peixe, boi, aves, etc), ovos, leite e seus derivados (obs. eles também possuem carboidratos), sementes (feijão, soja, milho, etc.).
c) Alimentos que possuem lipídios, cuja função é a de fornecer energia, reserva energética, regulação metabólica e até construção (ex. fosfolipídios), são eles: Gorduras animais (Nas carnes gordas, bacon, nata do leite, manteiga, etc), óleos vegetais (soja, girassol, azeites, margarinas, etc), colesterol (ovos, carnes, etc). 
Dessa forma podemos perceber que o ser humano moderno apresenta um vasto leque de opções para se alimentar diariamente, para suprir necessidades energéticas, metabólicas e de construção, fica claro também que mesmo tendo uma gama muito grande de alimentos industrializados a origem deles quase sempre é vegetal ou animal, ou seja, origem orgânica e que goste ou não de um certo tipo de alimento o que não vai lhe faltar são opções para você ter seu "pão nosso do dia-a-dia".

LUCIANO
Prof. Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário